O Mundo Maker

Por muito tempo, o foco da Nano Technology foi fornecer componentes eletrônicos de qualidade para grandes e pequenas indústrias do mercado nacional. Nossa filosofia de nos manter próximos a nossos clientes e acompanhar, auxiliar, desenvolver e otimizar projetos, foi por muito tempo, a nossa forma de contribuir com um objetivo maior, que é o desenvolvimento tecnológico do país.
O Brasil ainda está longe de se tornar uma referência em desenvolvimento de tecnologia, importando ainda muita coisa, e não aproveitando o potencial que temos. Essa mudança é um processo gradual, mas com potencial de apresentar resultados significativos no longo prazo.
Sendo assim, desde o final de 2016 optamos por uma estratégia diferenciada, dar nosso apoio à praticantes, aspirantes e entusiastas do chamado “Mundo Maker”.

Mas afinal, o que é o mundo maker?

O movimento maker atrela a cultura do DIY (Do it Yourself, ou “faça você mesmo” em português) com a tecnologia. Quando aplicado ao ambiente escolar, tem como objetivo promover a criação, a investigação, a resolução de problemas, a originalidade e a resiliência. Na aprendizagem maker, é importante pensar fora da caixa, buscar soluções criativas e saber aproveitar ao máximo qualquer recurso.
Ao criar algo – seja uma alavanca de palitos de picolé, ou uma horta com irrigação automatizada – os estudantes podem compreender conceitos, colocando-os em prática, levantar questionamentos de acordo com o contexto e mesmo exercitar habilidades socioemocionais, dependendo do objetivo do professor ao propor a dinâmica. Tudo caminha para tornar a educação mais significativa.
O Ensino Maker é um pouco diferente do padrão de ensino tradicional praticado no Brasil, e é basicamente dividido em três características principais:
 – Conteúdo Expositivo: O professor tem liberdade para criar os protótipos que serão utilizados em sala de aula sem a participação dos estudantes. Nesse caso, a maior vantagem é o educador ser capaz de criar seu próprio conteúdo; paralelamente, ele gera aulas mais atrativas e facilita a compreensão do tema com demonstrações práticas.
– Participação dos Alunos: Os alunos participam no processo de ensino-aprendizagem, sugerindo projetos a partir do tema central da aula – porém, a palavra final ainda é do professor. É ele quem vai selecionar, orientar e direcionar o trabalho da turma, trazendo exemplos, levantando questões e propondo desafios. Porém o aluno é estimulado a ter esse engajamento e pensamento crítico na hora de adotar um projeto a ser desenvolvido com apoio do professor.
– Mão na massa: o último estágio implica um grau mais elevado de interatividade. Os alunos conquistam autonomia no manuseio de tecnologias e ficam livres para desenvolver suas próprias soluções. Eles são responsáveis por todo o trajeto, desde o planejamento e a documentação do projeto até a avaliação dos resultados.

 

(Imagem retirada do site Geekie)

 

Com esse tipo de estímulo criaremos uma geração mais engajada e atenta ao mundo ao seu redor, e que estará preparada a propor soluções práticas e inovadoras para resolver problemas do dia a dia, facilitar tarefas ou até mesmo desenvolver uma tecnologia totalmente nova.
E os resultados já são aparentes, hoje já podemos acompanhar casos de jovens brilhantes surpreendendo dentro de laboratórios Maker Brasil afora, desenvolvendo projetos impressionantes até para um engenheiro experiente.
Sendo assim, vale a pena se atentar à essa nova tendência, porque são iniciativas como essa que estão sendo tomadas HOJE, que trarão resultado para o futuro do país como um todo.

Quem sabe é essa geração Maker de hoje, que colocará o Brasil no mapa do desenvolvimento tecnológico mundial?

Se você participa, tem vontade de participar ou quer saber mais do movimento Maker, fique à vontade para nos contatar e bater um papo. Ou deixe seu comentário abaixo que responderemos com todo prazer.
Um abraço a todos e bons projetos.
Felipe Arrais
Equipe Nano Technology
Referências:
http://info.geekie.com.br/aprendizagem-maker/
http://infograficos.estadao.com.br/e/focas/movimento-maker/tem-maker-na-medicina.php